Páginas

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018



ÂNGELO ROBERTO NO PARAÍSO
     Por RUY ESPINHEIRA FILHO
        
        E o grande amigo e grande artista Ângelo Roberto se mudou, no último domingo, para a Eternidade. Cumprindo um velho compromisso, de quase 80 anos, pois a Eternidade sempre esteve presente na sua vida e na sua arte. Não era à toa sua intimidade com São Francisco de Assis, que considerava o mais alto dos santos. Agora mesmo estou vendo aqui, numa parede da sala do apartamento de minha mulher, Maria da Paixão, o “poverello” cercado de pássaros, nos traços admiráveis de Ângelo Roberto. Já na parede de minha casa, nos mesmos traços, uma caricatura: eu sentado num banquinho formado por livros empilhados, com um violão e cercado por garrafas de cerveja devidamente esvaziadas...
         Fui apresentado a Ângelo em 1961, pelo poeta Affonso Manta, no bar de Secundino, onde passei a conviver também com Carlos Anísio Melhor, Jehová de Carvalho, Fred Souza Castro. Outra presença constante era o fotógrafo e cineasta Roberto Gaguinho. Na época da apresentação, Ângelo tinha 23 anos; eu, 18. Veio de então o companheirismo e o afeto que logo se encerravam em nosso peito juvenil e assim se mantiveram ao longo de todas as águas do tempo que passaram e ainda passam...
         Certa vez Ângelo fez uma exposição no Barril Vermelho, bar e restaurante do Rio Vermelho, e o saudei numa crônica em versos que começava assim: “É no Barril Vermelho, galeria/ de arte, que o Artista inventa o dia.” Anos depois publiquei um romance intitulado “O príncipe das nuvens”, inspirado em nossas rondas boêmias, sobretudo em Carlos Anísio Melhor e Ângelo Roberto. Anísio aparece como o poeta C.A. Maior, mas Ângelo surge com o nome artístico completo: Ângelo Roberto. E também o poema se incorporou à história. Ângelo, dos amigos mais iluminados que tive...

         Manuel Bandeira dizia que com a idade o nosso coração fica como um cemitério. Quanto a mim, não sepulto ninguém. Todos os meus mortos continuam vivos e me fazendo companhia. E aqui estou eu com Ângelo ao meu lado. Agora e enquanto continuarem fluindo as águas da Eternidade...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário