Páginas

segunda-feira, 22 de maio de 2017

                    


                    Dois Irmãos
                  
                     Cyro de Mattos
     
        Os  irmãos Josias e Josevandro  nasceram  num lugar qualquer desta terra,  numa hora qualquer, num ano qualquer. Cresceram juntos. Eram  muito  unidos e se gostavam. Dormiam juntos. Quando amanhecia, cedo iam procurar os pássaros, escutar seus cantos alegres. Paravam no caminho  para ver a beleza das flores. Nadavam, mergulhavam, pescavam  nas águas doces e puras do rio. Sorriam de pura alegria quando  pegavam um peixe grande na rede.
     Quando ficaram grandes, cada irmão procurou ser na vida o que lhe pareceu a melhor atividade  para sobreviver  com dignidade. Josias   tornou-se pastor de ovelhas,  Josevandro  foi ser agricultor.
       Josias viu seu rebanho de ovelhas prosperar a cada ano, já pensando em  ser um criador de gado, um dia. Dava de presente ao pai uma ovelha no final do ano.  Josevandro não prosperava nas lavouras que plantara de milho e feijão. Ora a chuva pesada e continuada estragava tudo, ora a praga  não deixava nada. Percebeu que o pai e a mãe gostavam mais do irmão. Começou a ter ciúme de Josias.
      Josias tocava a flauta de bambu para os carneiros e as ovelhas, que serenas comiam o capim verde do pasto. Josevandro irritava-se com os parasitas e as ervas que se intrometiam no plantio causando estragos. Esbravejava, xingava nomes pavorosos, revoltava-se contra Deus, que não era justo com ele, só beneficiava o irmão.
         Certa vez Josevandro chamou Josias para uma pescaria, o que já não faziam  juntos  há alguns  anos. Era  como se de repente procurassem viver separados, cada um tomando seu rumo no campo. Cada um se encarregando da atividade escolhida para que sobrevivesse no esforço dos dias.
         De repente Josevandro pegou a pedra grande e bateu com força na cabeça  do irmão. O sangue jorrou forte e manchou as águas rasas do rio. Josevandro  jogou o corpo de Josias no rio com uma pedra amarrada no pescoço.  O corpo desceu e ficou lá no fundo do poço.
         Josevandro contou aos pais que Josias tinha morrido afogado. Mergulhou várias vezes tentando  achar o corpo do irmão, mas  não  conseguiu.
      O pai descobriu que Josevandro estava mentindo. Depois de várias tentativas, já pensando em desistir,  descobriu o corpo do filho com uma pedra amarrada no pescoço no fundo do poço. 
     Josevandro foi expulso de casa pelo pai.
    A mãe soube que  com a morte de Josias  havia perdido seu  único filho.
      Até hoje Josevandro rola pelo mundo, em busca de uma paz que lhe devolva o sono, depois de um dia duro de trabalho.
       .

         
 
         











Nenhum comentário:

Postar um comentário